Dispositivos Móveis na Perspectiva dos Estudantes

Pesquisa da Verizon Foundation sobre 
uso da tecnologia móvel entre alunos do Ensino Fundamental 2
(Verizon Foundation Survey on Middle School Students' Use of Mobile Technology)
Elaborado pela TRU
Há alguns dias publiquei tradução de artigo de Lisa Nielsen (link original era http://www.techlearning.com/default.aspx?tabid=67&entryid=5450 e pode ser recuperado aqui: http://web.archive.org/web/20140312063503/http://www.techlearning.com/default.aspx?tabid=67&entryid=5450#sthash.dIJws0rv.dpuf)*, que destaca resultados de uma pesquisa favorável ao uso de dispositivos móveis. Agora, publico a tradução do resumo de 11 páginas a que ela se refere.
Oportuno observar também que nos últimos dias saíram matérias e depoimentos sobre o tema. Paulo Blikstein ressaltou que programas de uso de tecnologias na educação necessitam investimento muito maior na formação de professores do que na tecnologia em si. Enquanto isso, uma notícia de que o UCA teria sido um fracasso - tirando casos isolados. Teriam contribuído para isso a demora para iniciar uso nas escolas, com aparelhos encaixotados, aguardando infraestrutura. Às vezes, há um desejo muito grande da mantenedora de iniciar um programa como esse, sem consultar os verdadeiros especialistas no assunto, que lidam no dia a dia com a formação de professores e acompanhamento pedagógico. No Brasil, essencialmente os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) que, por teimosia de uns lunáticos, insistem em funcionar muito bem. A tarefa é dura, considerando as políticas descontinuadas que padecem os filhos desse solo, ó mãe gentil.
Lá nos anos 1990 foi anunciada pesquisa dando conta que a melhor formação continuada seria aquela proporcionada pelos próprios pares. Em outras palavras, professores capacitando seus colegas. Mas, por aqui, até mesmo governo visto como de esquerda (não bem isso, mas como alternativa aos "liberais") tornou pálida a expertise de professores da Secretaria de Educação e contratou empresa para fazer a formação. Com esta aprende-se, entre outras coisas, a ligar e desligar um tablete.
O problema da educação no Brasil não é mais dinheiro como pregam algumas passeatas e adoradores do pré-sal. Sabedoria e gestão são duas palavras que deveriam sair do dicionário e frequentar gabinetes e escolas.

 Contexto & Objetivos

Como parte de um compromisso contínuo para entender e apoiar o uso da tecnologia móvel na sala de aula, como bem como promover o interesse dos alunos em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias¹, a Fundação Verizon quis investigar o uso de tecnologia pelos alunos do Ensino Fundamental 2².
Especificamente, a Fundação Verizon escolheu para explorar esta questão a partir da própria perspectiva dos alunos do Ensino Fundamental 2.
  • Quão interessados estão os alunos do Ensino Fundamental 2 em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias?
  • Os alunos do Ensino Fundamental 2 usam dispositivos móveis para aprender na escola e/ou em casa?
  • Como os alunos do Ensino Fundamental 2 respondem ao uso da tecnologia? Há alguma relação (conexão) com a realização de tarefas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias?
  • Há diferenças mensuráveis para as perguntas acima, baseadas no nível de renda familiar e da etnia do aluno?
A Fundação Verizon encomendou com a TRU para realizar pesquisa quantitativa com estes objetivos.
Segue a tradução que fiz com os principais resultados da pesquisa. Outros comentários podem ser encontrados também em http://eductil.blogspot.com/2013/08/gt.html.

Resumo da Metodologia Quantitativa

TRU realizou um total de 1.000 entrevistas online entre alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, com idades entre 11 e 14, gerando uma margem de erro de ±3,0 pontos percentuais.
As entrevistas foram realizadas de 04 a 12 de outubro de 2012, e foram distribuídas como segue:

MENINOS MENINAS TOTAL
6º Ano 166 166 332
7º Ano 166 166 332
8º Ano 167 167 336
TOTAL 500 500 1.000
Uma parcela também foi criada para garantir um mínimo de 200 entrevistados com renda familiar de até U$ 25.000. O total final para este contingente é n = 273.

Exceto quando indicado o contrário, todos os dados relatados têm confiança estatística em n = 100 ou mais.

Notas de Relatório para Dados de Comparação

Realizou-se teste de significância em todos os grupos de comparação.
  • Uma letra maiúscula ao lado de um percentual indica uma diferença significativa com nível de confiança de 95%.
  • Uma letra minúscula ao lado de uma percentagem indica uma diferença significativa com nível de confiança de 90%.
  • A ausência de uma letra ao lado de uma percentagem indica que não há diferença significativa.

Principais Conclusões

Interesse em conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias é surpreendentemente alta entre os alunos do Ensino Fundamental 2, principalmente entre crianças latinas ("hispânicas") e negras ("afroamericanas", como dizem nos EUA).
  • Um em cada dois alunos latinos e negros do Ensino Fundamental 2 relatou ter um forte interesse em ciência e ciência da computação.
Um número inesperado de alunos do Ensino Fundamental 2 (de todas as etnias e rendimentos) disse que estar usando dispositivos móveis incluindo smartphones e tabletes para fazer sua lição de casa. A pesquisa TRU anterior indicava que a alunos nesse período do ensino fundamental usavam smartphones e tabletes para comunicação e entretenimento. No entanto, esta é a primeira pesquisa da TRU que mostra que os alunos do Ensino Fundamental 2 também estão usando esses dispositivos móveis para completar suas lições de casa.
  • Mais de um em cada três estudantes do ensino médio relatou usar smartphones (39%) e tabletes (31%) para fazer lição de casa.
  • Mais de 1 em cada 4 alunos (26%) usa smartphones para a sua lição de casa, semanalmente ou mais.
  • Curiosamente, os alunos latinos e negros do Ensino Fundamental 2 usam os smartphones nas lições de casa mais do que os estudantes brancos. Quase metade de todos os alunos latino-americanos do Ensino Fundamental 2 (49%) relataram o uso de smartphones nas lições de casa. O uso do smartphone para lições de casa também atravessa os níveis de renda, com quase um em cada três (29%) dos estudantes das famílias com menores rendimentos relatando o uso de smartphones para fazer seus temas de casa.
Apesar do elevado número de alunos do Ensino Fundamental 2 que usa computadores portáteis, smartphones e tabletes para casa, pouquíssimos estão usando esses dispositivos móveis em sala de aula, em especial tabletes e smartphones. Há uma grande diferença entre uso de tecnologia móvel em casa e na escola.
  • Enquanto 39% dos alunos do ensino médio usam smartphones em casa, apenas 6% afirmam que podem usar o smartphone na sala de aula para o trabalho escolar. Também existe uma lacuna na utilização de tabletes. Apesar de 31% dos estudantes do Ensino Fundamental 2 dizerem que usam tablete para casa, apenas 18% afirmam utilizá-lo em sala de aula.
No entanto, significativamente mais alunos que usam dispositivos móveis na sala de aula expressam um forte interesse em conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias do que os estudantes que não usam esses dispositivos em sala de aula.

Dois em cada três alunos (67%) que usam laptops em sala de aula disseram que os ajudam a aprender melhor matemática e ciências e mais da metade de todos os estudantes que usam tabletes em sala de aula (55%) dizem que os ajudam a aprender matemática e ciências melhor.

Os estudantes também dizem que o uso de dispositivos móveis como tabletes faz querer aprender mais.

Apesar destes benefícios, mais da metade de todos os alunos do Ensino Fundamental 2 (54%) dizem que não estão autorizados a usar laptops na sala de aula para fins de aprendizagem, (68% dos alunos) não estão autorizados a usar um tablete para fins de aprendizagem, e (88%) dizem que não estão autorizados a usar smartphones para o aprendizado em sala de aula.

Oportunidade significativa

Parece existir uma oportunidade significativa para escolas de Ensino Fundamental 2 para mais profundamente envolver os alunos, aumentando o uso de dispositivos móveis em sala de aula.
  • O acesso a dispositivos móveis em casa é alto entre este grupo e os alunos já estão estão recorrendo a estes dispositivos para completar tarefas de casa. Portanto, é natural e altamente benéfico para os alunos estender este uso de dispositivos móveis em sala de aula.
  • A formação de professores com integração efetiva das tecnologias móveis na instrução [no ensino] pode trazer benefícios significativos para todos. O uso de dispositivos móveis em sala de aula parece ter o potencial de sustentar, se não aumentar, o interesse pela Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias nos estudantes que se encaminham para o ensino médio.
Interesse em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Alunos do ensino médio apresentam forte interesse nas áreas de Matemática e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os alunos afirmam estar mais interessados em assuntos tais como matemática, ciência e ciência da computação do que em conteúdos de outras áreas, como o Inglês, Estudos Sociais³ e Língua Estrangeira Moderna.
% que estão muito interessados em ... Total de respondentes
n=1.000
Ciências 49%
Ciência da computação 46%
Matemática 37%
Língua Inglesa 32%
Estudos Sociais 30%
Língua Estrangeira Moderna 23%
Este interesse em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias parece atingir o pico no 6º ano e cair ligeiramente no 7º e no 8º ano.
% que usa o dispositivo em casa 6º ano
n = 330
(A)
7º ano
n = 334
(B)
8º ano
n = 336
(C)
Ciências 51% 50% 45%
Ciência da Computação 51% bc 44% 43%
Matemática 40% c 38% 34%
Os estudantes negros e latinos expressam interesse mais forte em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias do que os estudantes brancos.
% dos muito interessados em ... Brancos
n=576
(A)
Negros
n=236
(B)
Latinos
n=164
(C)
Ciências 47% 52% 49%
Ciência da Computação 42% 50% a 53% A
Matemática 33% 44% Ac 35%

Embora o interesse em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias aumenta com o nível de renda familiar dos alunos, e mesmo assim o grupo de renda mais baixa expressa um forte interesse por elas.
% dos muito interessados em ... < U$ 25.000n=273
(A)
U$ 25.000 a 50.000n=238
(B)
U$50.000+n=426
(C)
Ciências 41% 48% 55% AB
Ciência da Computação 39% 46% 51% A
Matemática 31% 47% 42% A

I. Uso do dispositivo móvel

Muitos alunos do Ensino Fundamental 2 estão usando dispositivos móveis em casa.
  • Quase dois em cada três (65%) estudantes do Ensino Fundamental 2 usam um laptop em casa.
  • Metade (49%) utiliza um smartphone em casa.
  • Mais de um em cada três (36%) usa tablete em casa.
  • Como esperado, o uso de smartphones em casa aumenta com a idade.
% que usa o dispositivo em casa 6º ano
n = 330
(A)
7º ano
n = 334
(B)
8º ano
n = 336
(C)
Smartphone 42% 47% 57% AB
Houve mais estudantes negros e latinos afirmando usar um smartphone em casa do que os alunos brancos!
% que usa o dispositivo em casa Branco
n = 576
(A)
Negro
n = 236
(B)
Latino
n = 164
(C)
Smartphone 45% 57% A 54% A
  • Como esperado, o uso do dispositivo em casa tende a aumentar entre as famílias de renda mais alta, porém o uso ainda é considerável, mesmo entre os estudantes de renda mais baixa.
% que usa o dispositivo em casa < U$ 25.000
n=273
(A)
U$ 25.000 a 50.000
n=238
(B)
U$50.000+
n=426
(C)
Laptop 55% 69% A 70% A
Smartphone 39% 45% 57% AB
Tablete 21% 31% A 49% AB

Notavelmente, muitos alunos do Ensino Fundamental 2 estão usando os dispositivos móveis que têm em casa para completar tarefas de casa - e eles estão usando-os com frequência!
  • 64% dos alunos do ensino médio usam um laptop para completar tarefas de casa.
  • 57% usam um laptop para as lições de casa uma vez por semana ou mais frequentemente.
  • Mais da metade (53%) dos estudantes de baixa renda (renda familiar < U$ 25.000) usa um laptop para completar o tema de casa (n = 273).
  • Quase o mesmo (45%) o faz pelo menos uma vez por semana (n = 273).
  • 39% dos alunos do Ensino Fundamental 2 usa um smartphone para completar as tarefas de casa.
  • Mais de um em cada quatro alunos (26%) usam um smartphone para casa uma vez por semana ou mais.
  • 29% dos estudantes de renda mais baixa (renda familiar < U$ 25.000) usa um smartphone para completar a lição de casa (n = 273)!
  • Quase o mesmo (22%) o fazem semanalmente ou com maior frequência (n = 273).
  • 31% dos alunos do Ensino Fundamental 2 usa um tablete para completar a lição de casa.
  • Um em cada quatro alunos (25%) usa tabletes para as lições de casa uma vez por semana ou mais frequentemente.
  • Mais estudantes latinos afirmam usar dispositivos móveis para casa do que estudantes negros ou brancos:
% que usa o dispositivo para lições de casa Branco
n = 576
(A)
Negros
n = 236
(B)
Latinos
n = 164
(C)
Laptop 62% 64% 68%
Smartphone 36% 42% a 49% A
Tablete 31% 30% 38% Ab

Além disso, mais estudantes latino-americanos do que os alunos brancos ou negros estão usando esses dispositivos para lição de casa uma vez por semana ou mais frequentemente:

% que usa o dispositivo para lições de casa Branco
n = 576
(A)
Negros
n = 236
(B)
Latinos
n = 164
(C)
Laptop 54% 57% 65% A
Smartphone 22% 27% 38% AB
Tablete 24% 26% 32% A

Apesar da disseminação do uso do dispositivo móvel em casa, bem como o grande número de estudantes utilizando estes dispositivos para completar tarefas de casa, o uso de dispositivos móveis é muito menor em sala de aula.
  • Dois em cada três (65%) usam um laptop em casa, 64% usa um laptop para temas de casa, mas apenas 31% usam um laptop na sala de aula.
  • Metade (49%) utiliza um smartphone em casa, 39% usam um smartphone para trabalho de casa, mas apenas 6% usam um smartphone na sala de aula.
  • Mais de um em cada três estudantes utiliza um tablete em casa (36%), quase o mesmo usa um tablete para lições de casa (31%), mas apenas 18% usam um tablete em sala de aula.
  • E esses números caem ainda mais entre os estudantes de renda mais baixas.

Renda Familiar < U$25.000
n=273
Usa em casa Usa em aula
Laptop 55% 23%
Smartphone 39% 2%
Tablete 21% 11%


Aqueles que usam dispositivos móveis em sala de aula estão usando-os com frequência!
  • Dos 18% dos estudantes que usam tabletes em sala de aula (n = 176), 86% estão usando-os em uma base semanal, se não com mais frequência.
  • Dos 31% dos estudantes que usam laptops em sala de aula (n = 310), 88% estão usando-os em uma base semanal, se não com mais frequência.
  • A mesma tendência parece existir entre os estudantes que usam smartphones em sala de aula, mas o tamanho da base é muito pequena para comparação (n = 56).
Metade de todos os alunos que usam tabletes em sala de aula os trazem de casa, enquanto os estudantes que usam laptops em sala de aula disseram que a escola ofereceu esses laptops.
  • Metade (49%) daqueles que usam tabletes em sala de aula trazem o seu próprio tablete para a escola (n = 176).
  • Pouco mais da metade (55%) daqueles que usam tabletes em sala de aula disseram que a escola lhes proporciona tabletes para usar (n = 176).
  • Apenas um em cada quatro (26%) estudantes que usa laptops em sala de aula traz seu próprio laptop para a escola (n = 310).
  • Mais de três em cada quatro (77%) daqueles que usam laptops em sala de aula disseram que a escola lhes oferece laptops para usar (n = 310).
  • Os estudantes que usam smartphones em aula tendem a trazer os seus próprios smartphones para a escola. No entanto, dada a pequena base (n = 56), este resultado deve ser considerado direcional, na melhor das hipóteses.

II. Benefícios de dispositivos móveis na sala de aula

Estudantes que usam dispositivos móveis na sala de aula disseram que utilizá-los motiva a aprendizagem.
  • Dos 31% que usam laptops em sala de aula (n = 310), dois em cada três (67%) disseram que usar o tablete em sala de aula os faz querer aprender mais.
  • Dos 18% que usam tabletes em sala de aula (n = 176), dois em cada três (67%) disseram que usar tablete em sala de aula faz que queiram aprender mais.
  • A mesma tendência parece existir entre os estudantes que usam smartphones em sala de aula, mas o tamanho da base é muito pequena para efeitos de comparação (n = 56).

Usar esses dispositivos na sala de aula inspira autoconfiança e entusiasmo.
Mais da metade de todos os estudantes que utilizam alguma forma de tecnologia na sala de aula (n = 409) dizem que isso os faz sentir mais...
  • Inteligentes (61%);
  • Animados (54%);
  • Felizes (52%).
E, há um benefício especial do uso de dispositivos móveis na sala de aula nas áreas de matemática e ciências.
  • Dois em cada três estudantes que usam laptops em sala de aula (67%) disseram que usar um laptop em sala de aula ajuda a aprender matemática e ciências melhor (n = 310).
  • Mais da metade de todos os estudantes que usam tabletes em sala de aula (55%) disseram usá-lo ajuda a aprender matemática e ciências melhor (n = 176).
  • A mesma tendência parece existir entre os usuários de smartphones em sala de aula, mas o tamanho da base é muito pequeno para comparação (n = 56).
  • Um número significativamente grande de estudantes que usam um laptop, tablete, e/ou smartphone na sala de aula expressaram um forte interesse em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias do que os alunos que não usam esses dispositivos em sala de aula.
% de quem está muito interessado em ... Usuários de laptops, tabletes smartphones na sala de aula
n=409
(A)
Não usuários de laptops, tabletes smartphones na sala de aula
n=591
(B)
Ciências 54% B 45%
Ciência da computação 53% B 41%
Matemática 42% B 34%
  Outro achado. Mais estudantes que utilizam alguma forma de tecnologia na sala de aula e que estão interessados em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias acham bom usar tecnologia na sala de aula.
% que diz que o uso de tecnologia em sala de aula os faz sentir mais... Usuário de tecnologia em sala de aula COM forte interesse em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
n=364
(A)
Usuário de tecnologia em sala de aula SEM forte interesse em Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
n=100
(B)
Inteligentes 64% B 52,00%
Animados 56% B 43,00%
Felizes 56% B 39,00%

 III. Oportunidade para Aumentar Uso de Dispositivo Móvel na Sala de Aula

Apesar da evidência de que o uso de laptops, tabletes e smartphones em sala de aula produz entusiasmo e um desejo de aprender (especialmente nas disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) entre os alunos, muitos estudantes não utilizam ou não estão autorizados a utilizar estes dispositivos em aula.
  • Mais da metade (54%) dos alunos do Ensino Fundamental 2 não estão autorizados a usar um laptop em sala de aula para fins de aprendizagem.
  • 68% dos alunos do Ensino Fundamental 2 não estão autorizados a usar um tablete na sala de aula para fins de aprendizagem.
  • Um total de 88% dos alunos do Ensino Fundamental 2 não estão autorizados a usar um smartphone na sala de aula para fins de aprendizagem.
  • Mais estudantes de "baixa renda" do que os estudantes "com rendimentos mais elevados" afirmam que não estão autorizados a utilizar dispositivos móveis em sala de aula.
% de NÃO autorizados a usar dispositivos em sala de aula...
< U$ 25.000
n=273
(A)
U$ 25.000 a 50.000
n=238
(B)
U$50.000+
n=426
(C)
Smartphone
92% C
92% C
84%
Tablet
75% bC
68%
63%
Laptop
62% bC
54%
47%
E, entre aqueles que estão autorizados a utilizar dispositivos móveis em sala de aula, menos ainda, na verdade, aproveitam.
  • 46% afirmaram que estão autorizados a usar um laptop em sala de aula, mas apenas 31% o fazem realmente.
  • 32% afirmaram que estão autorizados a usar um tablete na sala de aula, mas apenas 18% o fazem realmente.
  • 12% afirmaram que estão autorizados a usar um smartphone na sala de aula, mas apenas a metade desse número (6%) realmente o fazem.

Apêndice

> Q.8 – Qual dos seguintes dispositivos de tecnologia que você usa em casa? (por favor marque todas as que se aplicam)


Total de respondentes
Laptop
65%
Computador de mesa
63%
MP3 player
57%
Smartphone
49%
Celular comum
41%
Tablete
36%
e-Reader
19%
Netbook
9%
Nenhum desses
1%

> Q.9 – Qual, se for o caso, dos seguintes dispositivos de tecnologia são permitidos e/ou utilizados em sala de aula com propósitos de aprendizagem?
Usado em sala de aula para fins de aprendizagem
Total de respondentes
Computador de mesa
58%
Laptop
31%
Tablete
18%
e-Reader
11%
Netbook
9%
Smartphone
6%
MP3 Player
5%

>> Q.12 – Quantas vezes você usa os seguintes dispositivos de tecnologia para suas lições de casa antes ou depois da escola?
Sempre usa para lições de casa
Total de respondentes
Laptop
64%
Smartphone
39%
MP3 Player
32%
Tablete
31%
e-Reader
15%
Netbook
8%


¹ STEM, no original em inglês, é um acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Tecnology, Engineering and Math)
² A pesquisa foi realizada com alunos do Middle School que abrange quarto ou quinto ano de escolaridade até o oitavo ou nono ano, dependendo do sistema educacional e do País. Nos EUA, geralmente, vai do 6º ao 8º ano. Nessa tradução, decidi usar a expressão "Ensino Fundamental 2" para se referir a estes alunos pesquisados nos EUA. Apenas para se situar, do 9º ao 12º, eventualmente do 10º ao 12º, denomina-se High School. Outras informações em http://en.wikipedia.org/wiki/Middle_school#United_States.
³ Estudos Sociais: Nos EUA, é um componente curricular que estuda perspectivas econômicas, cívica/política, social/cultural, histórica e geográfica. No Brasil, assemelha-se, para os anos escolares pesquisados, à Geografia e História.
* Por via das dúvidas, fiz uma cópia para fins de pesquisa em https://docs.google.com/document/d/1wmoNL2Wu1SjD72eJsa-2-6Q4I8OHjh-M1YOyLgxLgVg/edit?usp=sharing

Notícias que podem interessar:
Envolvimento de toda a escola determina sucesso de um computador por aluno
Professor é chave para o sucesso no uso de tecnologia na sala de aula
Cada dólar investido em tecnologia educacional exige nove em treinamento

Essa semana recebi a triste notícia do passamento da doce colega Jaqueline Uliano Haubert. Fomos colegas na especialização e no NTE Gravataí por anos bons. Nos últimos tempos, estava à frente do Núcleo de Tecnologias Educacionais do Município de Gravataí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar